COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA LITORAL MÉDIO

Telefone: (51) 3668.1186 | (51) 99729.5700
E-mail: contato@comitelitoralmedio.com.br

Municípios

Palmares do Sul



Desde 1750 o governo português estimulava a emigração de portugueses das Ilhas dos Açores, que se encontrava super povoadas, para as terras conquistadas, o continente de São Pedro-Rio Grande do Sul. O governo português incentivava a emigração fornecendo pagamento em dinheiro, sementes, isenção de impostos e doações de sesmarias para as famílias açorianas que emigravam. Os pioneiros enfrentaram muitas dificuldades,como animais selvagens, índios, invernos rigorosos e verões escaldantes, as dunas, e falta de comunicação com o Rio de Janeiro e Laguna.

Palmares do Sul foi uma das sesmarias escolhidas para povoamento, aproximadamente pelo ano de 1783. Pereira(1994, p.69) relata que até 1857 o Distrito de Palmares era vinculado ao Município de Santo Antônio da Patrulha, que foi criado na primeira divisão em municípios da Província do Rio Grande do Sul em 1811 [...] Palmares era na realidade vinculado com a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Arroio, em 1858, e passou a ser o 3º distrito do município de Conceição do Arroio, hoje Osório. Permaneceu distrito de Osório até 12 de maiode 1982, quando se emancipou.

Entre 1920 e 1950 foi ponto estratégico para o escoamento da produção do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, através do Rio Palmares, que    deságua na Lagoa dos Patos, comunicando-se com o Rio Guaíba, até o cais do porto de Porto Alegre, através do sistema de trapiches (forma mais rudimentar de atracagem). De Palmares do Sul até Osório a ligação se dava através da ferrovia, dessa forma formou-se um entroncamento hidroferroviário,de onde se exportava couro, lã, arroz, pescado, passageiros, etc.

O nome Palmares deve-se ao fato que na região há grande abundância de butiazeiros (butiatuvas ou butiatubas),da família das palmáceas, que se adaptam ao solo arenoso e ao clima da região.Daí a origem do nome: palmáceas, palmares. Mas em 1944 denominaram Palmares de Emilio Mayer, mas por um curto período, pois devido às solicitações da comunidade retornou para Palmares.
Para evitar a duplicidade com o município do estado de Pernambuco, foi adicionado o Sul, decorrente de uma ordem federal que informava que não poderia haver no país cidades de nomes semelhantes.
A topografia é de campos,restingas e dunas. O clima é subtropical, com a média anual 18,5º C, sendo os verões quentes e chuvosos e os invernos frios e chuvosos.

O Município é banhado pelo Rio Palmares, Sanga do Pangaré e uma rede de 15 lagoas interiores - Lagoa da Charqueada, Quintão, Pinheiro, Capão Alto, Potreirinho, Porteira, Lavagem,Cipó, Rincão das Éguas Cerquinha, Quilombo, Palomas, Capivari, Vigia e Leão.

O município é formado por seis distritos, os quais cinco se situam na área rural e um na área do litoral(Praia de Quintão).


direção
reuniões
eventos
plano
de bacia

newsletter

Fique informado de todas as ações do Comitê Litoral Médio.
Assine a nossa newsletter.

NOME:
E-MAIL:

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA LITORAL MÉDIO

Endereço: Av. 27 de Abril, 974 - Palmares do Sul / RS
E-mail: contato@comitelitoralmedio.com.br
Telefone: (51) 3668.1186 | (51) 99729.5700

Todos os direitos reservados para Comitê da Bacia Hidrográfica Litoral Médio © | Este site foi desenvolvido por: www.sitesrs.com.br