COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA LITORAL MÉDIO

Telefone: (51) 3668.1186 | (51) 99729.5700
E-mail: contato@comitelitoralmedio.com.br

Municípios

Mostardas



As constantes guerrilhas e invasões dos povoamentos no entorno da cidade do Rio Grande e outros mais ao sul, fizeram com que a população procurasse um local mais seguro.
Um desses lugares foi o istmo entre a Laguna dos Patos e o Oceano Atlântico. A “Freguesia de São Luis de Mostardas” foi criada por Alvará Imperial de 18 de janeiro de 1773. Neste mesmo ano começam a chegar os primeiros colonos açorianos, marcando o costume e acultura da população mostardense.

Em 26 de dezembro de 1963, através da Lei Estadual n.º 4.691, é criado o município de Mostardas, desmembrando-se de São José do Norte. A implantação do governo municipal e funcionamento efetivo da estrutura administrativa ocorrem em 11 de abril de 1964.  Em 12 de maio de 1982, o distrito de Tavares emancipa-se, reduzindo a área territorial de Mostardas.

A origem do nome da cidade ainda é discutível. Várias hipóteses foram elencadas, sendo a mais aceita a da historiadora Marisa Oliveira Guedes, a qual afirma que: “Em 1738, foi criada a ‘Guarda das Mustardas’, mais tarde com a criação da Freguesia é que passou a chamar-se Mostardas. O nome Mustardas teria surgido de trincheiras cavadas e cobertas com uma esteira de taquara e junco, as quais eram camufladas plantando-se mostarda, já que este vegetal não murcha. Desse modo abrigaria e camuflaria os soldados nas guerras em Portugal”. 

Economicamente o município destaca-se pela produção de arroz e cebola, pecuária (produção de leite e carne bovina) e ovinos (produção de lã). (Fonte:site do município)



direção
reuniões
eventos
plano
de bacia

newsletter

Fique informado de todas as ações do Comitê Litoral Médio.
Assine a nossa newsletter.

NOME:
E-MAIL:

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA LITORAL MÉDIO

Endereço: Av. 27 de Abril, 974 - Palmares do Sul / RS
E-mail: contato@comitelitoralmedio.com.br
Telefone: (51) 3668.1186 | (51) 99729.5700

Todos os direitos reservados para Comitê da Bacia Hidrográfica Litoral Médio © | Este site foi desenvolvido por: www.sitesrs.com.br