COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA LITORAL MÉDIO

Telefone: (51) 3668.1186 | (51) 99729.5700
E-mail: contato@comitelitoralmedio.com.br

Municípios

Tavares



Está localizado na Planície Litorânea do RS, entre o Oceano Atlântico e a Lagoa dos Patos, fica a 240 Km da capital do Estado Porto Alegre, situa-se na latitude 31° 17' 14" e longitude 51° 05' 37" oeste, e ocupa área de 604,26 km².

Os imigrantes açorianos chegaram à região em 1760, destinados a povoá-la e assim assegurar o território para a coroa portuguesa. O coronel Antonio da Silva Tavares, um dos primeiros moradores da região, teria recebido do Rei de Portugal uma sesmaria, na área compreendida entre o Farol Mostardas e o Farol Capão da Marca, levando o município, emancipado em 1982, seu nome.

Antes da chegada dos imigrantes, aqui habitavam, há séculos, índios tupi-guaranis, minuanos, aracanes, carijós e os "patos", que tinham o pé grande, chamado pé-de-pato, e por morarem às margens da lagoa, originaram o seu nome.

A fauna é bastante diversificada. Além do camarão, há pequenos peixes, caranguejos e moluscos. Entre os mamíferos, destacam-se a capivara e a lontra. São mais de cem espécies de aves, cerca de 35 migratórias, como o flamingo, que migram do sul, e muitas outras vêm do Hemisfério Norte, como as batuíras, maçaricos-de-peito-vermelho, andorinhas-do-norte, trinta-réis (Sterna) e gaivotas.

Possui um potencial turístico-ecológico notável, devido aos atrativos e importância do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, um Santuário Ecológico com uma fauna e flora invejáveis, cuja área 90% fica no Município, preservada por famílias moradoras a centenas de anos e que tão bem souberam conservar este patrimônio natural e deixar este legado aos seus descendentes. 

A Lagoa do Peixe é fonte de uma das principais economias do Município, o camarão rosa, considerado o melhor do país, capturado artesanalmente, por pescadores que das águas desta laguna, retiram, à décadas, o sustento de suas famílias, motivo de preocupação da atual administração com o futuro desta população no caso de desapropriação e impedimento de suas atividades.

É uma laguna de águas salobras, cuja salinidade, profundidade e a ação dos ventos, faz com que seja considerada um “Restaurante Internacional” que alimenta aves residentes e migratórias de rota internacional, motivo de visitação de ornitólogos, pesquisadores, estudiosos e amantes da natureza, dos mais remotos lugares do planeta.Fonte: Site do Município




direção
reuniões
eventos
plano
de bacia

newsletter

Fique informado de todas as ações do Comitê Litoral Médio.
Assine a nossa newsletter.

NOME:
E-MAIL:

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA LITORAL MÉDIO

Endereço: Av. 27 de Abril, 974 - Palmares do Sul / RS
E-mail: contato@comitelitoralmedio.com.br
Telefone: (51) 3668.1186 | (51) 99729.5700

Todos os direitos reservados para Comitê da Bacia Hidrográfica Litoral Médio © | Este site foi desenvolvido por: www.sitesrs.com.br